Seidhr ou Seith é uma dos grandes ramos mágicos no "tronco" da Tradição Nórdica que são técnicas xamânicas que usam estados alterados de consciência para facilitar a comunicação com espíritos, ancestrais ou outros, seres da Natureza (Elfos, gnomos) e divindades.
Diferente do Galdr (Rune Galdr magia rúnca utilizando encantamentos verbais [galdr songs], as posturas [Stödhur] a divinação rúnica e os talismãs e varetas com inscrições mágicas [galdrastafir, galdramyndur e taufr] para cura e proteção.) - que procura trazer a luz da consciência conceitos ou assuntos desconhecidos e ocultos - s praticantes de seidhr mergulham nos reinos desconhecidos e misteriosos e - se precisarem e souberem - alteram a tessitura da teia cósmica de acordo com a sua vontade. A magia seidhr é exercida nos niveis psicofísicos denominados Lyke (corpo), hyde (forma astral), athem (sopro) e hamingja ("sorte" ¹) e é utilizado técnicas xamânicas como viagem xamânica, a projeção astral e a metamorfose seguidas - ou não - de adivinhação rúnica ou aconselhamento.
¹: Hamingja define a energia que dá vida e fortalece o corpo astral (hamr) sendo uma combinação entre a força vital e o poder espiritual e mágico.
Mirella Faur, Mistérios Nórdicos.