Não gosto quando atacam as mitologias antiga, falando que todas elas viviam em guerra e que o deus deles SÓ traziam guerra e morte. O panorama daquela época era sim de guerras e mortes, afinal um povo e país só cresciam a medida que conquistavam outras terras, mas era também época de consquistas e crescimento.
Os próprios católicos foram perseguidos durante o cristianismo primitivo, pois não adoravam os deuses romanos e nem homenageavam o imperador, logo o deus deles nessa época trouxe sim morte a estes cristãos.
Muito dos cultos passado se foram, mas bastante se mantém até hoje, com diferentes rostos e nomes, mas ainda sim a mesma essência. O Cristianismo é mais um culto que na minha opinião ainda tenta viver e crescer, tentando mostrar "A verdade" (Do que acreditam, e eles realmente acreditam, por isso é a verdade para eles.) aos outros.
Para se justificar cada um utiliza os argumento que pode, puxando a sardinha para o seu lado, logo os pagões, adoradores do diabo eram pessoas que deveriam ser exterminadas, selvagens, pois traziam o mal dentro de si.Como disse uma vez num post os padres ou pessoas que utilizavam a palavra de "Deus" para catequisar e matar os que resistissem ao deus novo eram os selvagens, os adoradores de um "diabo" e de um deus que trazia morte.
Atualmente essa briga ainda persiste, pessoas tentam catequisar outras, trazer para o lado de "Deus", mostrando que a mulher não é tão divina quanto o homem, que se utilizar do sexo, da natureza e do poder selvagem dentro de cada um é pecado e vai te levar a uma pós vida de sofrimento.
Por um lado entendo que antigamente tudo era muito bruto e violento, a lei vinha do mais forte e do mais agil para pegar o que tivesse na mão e matar o outro que não concordasse rs. Nesse ponto o cristianismo deu uma freiada (será?) nessa violência saindo da guerra entre punhos e espadas para a guerra das linguas e influências, beleza, todo mundo se acalmou (ou quase todo mundo...) as guerras de punhos continuam, podemos pensar que não somos mais tão selvagens quanto antigamente, penso eu isso ser um engano, acredito que nos acostumamos a ver que "fulano(a) foi morto por facas, pedras, tiro, afogamento, briga de bar, pelo companheiro, pelo pai, pelo filho(a), mandado pelo delegado, pelo traficante..." etc. Agora estou realmente pensando qual das épocas é mais violenta? Parece que estamos iguais ainda só não percebemos e achamos que estamos mais "evoluidos", mas existe uma perda grande, com a ida dos antigos costumes e sabedorias, os pais não conseguem mais educar seus filhos, a uma força para voltarmos a respeitar a natureza e lembrar que dependemos dela acima de tudo, pois o respeito por essa estava aos poucos indo ralo a baixo, e isso sim pode causar uma morte maior que as guerras do passado, a morte da humanidade como uma só.
Não evoluimos das antigas civilizações, num geral é uma porcentagem bem pequena que concilia a sabedoria antiga com a civilidade atual.
E sobre as guerras das civilizações antigas das quais os deuses deles só traziam morte, as mortes foram naquela época e ficaram lá e na lembrança do mundo. A guerra nas "terras santas" da onde veio Jesus e toda a sua mitologia, permanece até hoje, matando iraquianos, iranianos dentre outros, o deus deles Ainda tráz morte a eles...