sexta-feira, 17 de junho de 2011

O não reviver o passado como era


(¹)"Na nova revivência Germânica, os seguidores dos Deuses e Deusas Nórdicos precisam ver as praticas dos Vikings antigos com uma visão para manter adiante somente as coisas que são valiosas para os Asatruars atuais. Nossa necessidade não é ressuscitar o passado, juntamente com seus enganos, mas forjar uma nova via que combine a força de nossas crenças ancestrais com a compreensão aperfeiçoada do mundo moderno."

É a minha humilde opinão também, mas não penso assim apenas com o panteão nórdico, e sim com todas as antigas culturas... 
Amo filmes antigos, músicas pagãs e vikings, mas eram outras épocas e outros modos, naquela época existiam templos para sacerdotes serem "formados"para X ou Y deus ou deusa... Hoje esses templos não estão mais em uso, o mundo é outro e nós não vivemos da agricultura mas ainda sim precisamos dos agricultores, não vivemos das estações da natureza mas ela ainda nos afeta, principalmente no nosso psicologico.


Parece que as artes antigas se transformaram e pelo menos comigo afetam mais no psicológico, e isso obviamente se manifesta no físico. Enquanto lidava com o panteão celta não fazia altar para deusa ou deus pois eles são deuses da natureza e personificações de energia, não é olhando para um altar que me lembrarei dos deuses, mas sim na rua, no trabalho, em casa, nas relações com outras pessoas e afins. É sutil...


Uma coisa que parei para pensar outro dia, muitas pessoas amam os métodos antigos, se pudessem teriam espadas em casa porque seus "Ancestrais" tinham espadas e lutavam com elas... Mas era o meio de defesa daquela época... Atualmente o meio de defesa é um treinamento em defesa pessoal, uma mente rápida para poder te tirar de problemas e uma boa dose de coerência para não procurar por problemas em locais perigosos. Os locais das nossas guerras e batalhas atualmente é a nossa mente, o nosso trabalho, as vezes com a nossa família e amigos e não utilizamos mais espadas de ferro afiado e capas com pele de lobo para nos aquecermos, mas a única coisa que deveriamos ter ainda, penso eu e que os povos do passado tinham é a honra na postura, a coragem de enfrentar situações dificeis ou as vezes faceis demais, a viver a vida aqui e agora, mas sabendo que só chegamos até aqui por conta dos nossos antepassados e antigos.


(¹): O Mito de Odin - http://www.metalpesado.com.br/OUTROS/materias/OMitodeOdin.htm