terça-feira, 17 de abril de 2012

Runas e Ættir, Primeira Parte

Foto por Walkelsass

 
Ætt (Singular de Ættir) significa em norueguês arcaico "Família, clã ou tribo" é o termo usado para dividir as runas em subgrupos de oito caracteres.
O Futhark Antigo é formado por três Ættir dos quais cada um tem características em comuns e são regidas por um deus e uma deusa. Existem tambem o Futhork Anglo-saxão (Que contém 29 caracteres) e é divido em grupos de cinco runas e o Futhok de Northumbria (Contendo 33 caraceres) constituído de quatro Ættir mais uma runa central.

O Primeiro Ætt do Futhark Antigo é regido por Frey e Freya que são deuses da fertilidade, esse Ætt governa assuntos materiais e define as qualidades que o iniciado (Vikti) deve adquirir, como energia, tenacidade, ação, comunicação e inspiração, força de vontade, conhecimento, generosidade e companherismo.

A sequência original do Alfabeto Futhark foi estabelecida como legado para preservar a sabedoria ancestral e o significado mágico das runas para as gerações seguintes. Os xamãs sabendo da chegada de uma nova religião (O cristianismo) se empenharam para manter os seus mistérios guardados da deturbação e destruição que viriam a acontecer com seus valores e mistérios.

As runas que compõe o primeiro Ætt são: Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raidho, Kenaz, Gebo e Wunjo

Num plano geral a cosmologia nórdica está dividida em três planos do qual o primeiro deles é descrito pelo primeiro Ætt que representa a criação do universo.
Para compreender completamente o significado de cada Ætt é preciso conhecer a cosmologia nórdica e suas simbologias.

Do primeiro Ætt, Fehu simboliza o fogo primordial de Muspelheim (Região regida pelo fogo cósmico), Uruz descreve o gelo eterno de Niflheim (Região antagônica a Muspelheim, é escura e regida pelo frio e pelo vento). Do conflito dessas duas forças no Abismo de Ginnugagap (O buraco negro) originou-se tudo o que existe.
O primeiro ser criado foi a vaca Audhumbla, o principio feminino criador da natureza simbolizada pelas runas Fehu e Uruz que são ligadas ao gado. Da mesma matéria surgiu o Gigante Ymir que enquanto dormia gerou um filho e uma filha do seu suor, ancestrais dos gigantes descrito pela runa Thurisaz (Do qual Thurs significa Gigante). Audhumbla ao lamber o gelo gerou Buri, o ancestral das divindades Æsir (Os deuses que moram em Asgard - Reino celeste) representado pela runa Ansuz (As significa Deus). os Ases assumem o comando dos processos de criação matando Ymir e  criando a Terra de seu corpo, em seguida colocando o Sol e a Lua no céu e dividem o tempo entre dia e noite. Todo esse processo é simbolizado por Raidho enquando Kenaz simboliza as "Tochas celestes" (O Sol e a Lua) e os conhecimentos adiquiridos pelos Æsir. No entanto a participação de Freya, uma deusa Vanir (Deuses da natureza e fertilidade) foi necessária para ensinar Odin a magia Seidh que implicava no direcionamento do fogo vital e da energia sexual (Atributos de Kenaz).
Gebo descreve como os três deuses Æsir - Odin, Hoenir e Lodhur (Ou Odin em sua tríplice manifestação como Vili [Vontade], Vé [Sagrado] e o próprio Odin [espirito].) concederam a dádiva da vida a duas árvores dando origem ao primeiro casal humano Aks e Embla do qual seus descendentes povoaram Midgard (O reino dos humanos) completando o processo de criação com alegria e perfeição simbolizada por Wunjo

Juntas as runas do primeiro Ætt referem-se e simbolizam a criação da ordem no caos primordial nos trazendo a uma intropecção sobre as energias da vida onde Fehu e Uruz é o par essencial e inseparável da vida, Thurisaz tanto Gigante e Defensor (Thor) - Caos e controle. Um perigoso poder quase inconsciente, a menos que temperada pela aplicação sábia da direção (Ansuz). Raidho o caminho a ser seguido e as rodas para andar - os meios para se mover. Kenaz a tocha - fogo controlado e aplicado que cria e guia seres e comunidades, o saber e o repasse do conhecimento. Gebo o equilíbrio essencial - Troca de iguais ou equalização das necessidades de energia e do material. E, finalmente Wunjo a alegria de ser e que está sendo.


Fontes:
Mistérios Nórdicos - Mirella Faur 
Runes for Transformation - Kaedrich Olsen